top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Camargo

Correr é diferente de treinar!

Por Marcelo Camargo


Que a corrida é democrática já sabemos. Para correr basta disposição, um par de tênis, calção e sair correndo por ai, mas…


Diálogo na academia:

– Professor! Me passa um treino bom de corrida pra eu fazer na esteira?

– Um treino?

– Sim.

– Mas que tipo de treino?

– Sei lá um bom ai…

– Mas, o que você fez ontem?

– Nada…

– E o que vai fazer amanhã?

– Sei não!

– Hummmmm…

– Difícil falar um treino se eu não sei o que fez essa semana e o que pretende fazer na semana que vem. Aliás, qual seu objetivo com a corrida?

– Ah! Sei lá. Correr!

– Ok, então, corra!


Que a corrida é democrática já sabemos.

Para correr basta disposição, um par de tênis, calção e sair correndo por ai.

Mas para treinar corrida é preciso planejamento. É necessário pensar “no todo”, do início até o término da preparação e não pensar somente no dia do treino. É preciso dividir as semanas de treinamento em fases, escolher e variar os métodos de treino, controlar a distância, o tempo, a velocidade e a frequência semanal.

Correr pode parecer simples e é!

Mas treinar corrida é muito mais complexo do que possamos imaginar.


Vivemos um avanço da ciência esportiva e da tecnologia, onde não podemos mais nos permitir e imaginar que, para participar de provas e buscar um resultado qualquer, acreditando que irá conseguir o melhor rendimento e ainda sem risco de

lesões, basta simplesmente calçar um par de tênis e sair correndo por aí.

Definitivamente esse não é o caminho correto.


Na corrida tudo são números.

Quantos km você treinou hoje? 10 km. Qual velocidade? 5 min/km. Quanto tempo durou seu treino? 50 min. Quantos treinos faz na semana? Quatro. Daqui há quantos meses será a maratona? 5 meses e meio.


Treinar corrida é como uma empresa.

É necessário planejamento, administração e números.

Para iniciar, uma meta. Sem meta não existe planejamento.

Precisamos saber onde estamos e onde queremos chegar.

Aqui em Minas falamos: “Oncotô? Poncovô?”


Já faço uma maratona em 3h30 e pretendo fazer a próxima em 3h12. Excelente! Daqui há quanto tempo? Quantos meses teremos de treinamento e preparação até a meta alvo?

Sendo a médio ou longo prazo começamos a estabelecer as fases do treinamento. Quanto maior for o prazo, maiores também serão as chances de sucesso e começamos a dedicar um período para a base, um período para os treinos específicos, um período para competir e até mesmo um período para recuperar pós competições. Definimos os métodos (longos, intervalados, fartleks, rodagens), e a carga de treino (volume, intensidade, duração, freqüência semanal e densidade.


Tudo isso sendo planejado previamente e executado fielmente, as chances para alcançar a meta desejada é muito real e previsível. Planejar e controlar é treinar corrida!

Mas daí você diz: “Eu não gosto de controlar meus treinos, gosto apenas de fazer o que me vem na cabeça, o que me der vontade, gosto de correr por aí, isso me faz sentir bem.”

Nesse caso tudo bem, porém sem cobranças e sem previsibilidade de existir a real chance de alcançar o tempo desejado em uma prova. Afinal, o treino não teve controle e se não tem controle não foi um treino, foi simplesmente uma corrida qualquer e o resultado poderá também ser um resultado qualquer.


Espero que em sua empresa, a meta mensal ou anual não seja buscada ao “Deus dará”, sem planejamento, fazer o que vier a cabeça, o que der vontade e se sentir bem por fazer dessa forma. A chance de quebra dessa empresa é muito grande, assim como a chance de quebra em uma prova.


Sem parâmetro e sem rumo não existe previsibilidade para o desempenho.


Se deseja e sonha com um resultado para uma prova, seja, completar uma determinada distância ou melhorar seu tempo, planeje, controle e administre os treinos. Invista no treino de corrida. Se é o que gosta de fazer, então não faz sentido simplesmente correr.

Se deseja apenas se divertir com a corrida, sem cobranças, sem metas pessoais, sem melhora de tempo em provas ou em distâncias então simplesmente corra! Faz todo sentido.

E ai, você corre ou treina?


Você tem alguma dúvida sobre treinamento ou quer a opinião do Marcelo?

Entre em CONTATO



Prof. Marcelo Camargo - CREF 04989 G/MG

412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page