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  • Marcelo Camargo

Fartlek não é treino intervalado

Por Marcelo Camargo


Vamos direto ao assunto e definir que fartlek e treino intervalado são métodos são completamente diferentes.


Fartlek é um método de treinamento que alterna distâncias, intensidades e tipo de terreno de acordo com a disposição do atleta e segundo Tubino (1984), pode ser definido como jogo de corridas. A tradução vem do sueco fartlöpning (correr) e lek (brincar).


Sendo assim, a principal característica do fartlek original é a realização de um treino livre, sem controle. O que prevalece é a vontade e disposição do corredor que tem a liberdade de variar a velocidade sem planejamento prévio, regras ou sistematizações, além de variar também o tipo de terreno (asfalto, grama, areia, terra batida) e o tipo de plano como aclives e declives. Tudo isso feito sem controle ou rotina.


Segundo Pogere (1998), o método intervalado é a aplicação repetida de períodos de esforço e períodos de recuperação incompleta, de modo alternado, com repetições e tempos, todos controlados metodologicamente. A principal característica do treinamento intervalado é o planejamento, sistematização e controle da sessão de treino através das variáveis distância, tempo, número de séries e repetições, intervalo e ação do intervalo.


O método fartlek, onde tudo é permitido, mas nada é obrigatório não é uma das melhores opções para aqueles que gostam do controle total do treino. Caso o atleta goste deste método e queira incluir em sua rotina de treinos, o interessante seria aplicá-lo durante o período de base, em que o controle de treino não necessariamente precisa ser tão rígido como no período específico, período este que o atleta deverá ser sistemático no controle do treinamento em busca de um resultado pré estabelecido para a conclusão de uma prova. Caso contrário, realizar treinos sem controle, justamente no momento que o atleta mais necessita de direcionamento, seria um dar “tiro no escuro” às vésperas de uma competição.


O método fartlek é ótimo para os que não gostam de controle rígido no treinamento ou aqueles que não gostam de treinar. Afinal, correr é diferente de treinar.

São treinos que fogem da monotonia e rotina do controle sistemático e com isso em alguns casos, aumentam a motivação e interesse pela prática e regularidade semanal da corrida.


Durante uma prova observamos com frequência, a fuga de alguns atletas do pelotão de elite em determinados pontos do percurso, tentando forçar uma escapada e assim alternando e aumentando sua velocidade de corrida. Corredores que não fazem parte do pelotão de elite, mas que tem adversários freqüentes em competições, também utilizam essa variação da velocidade com o mesmo propósito e intenção de concluir em melhor colocação. Dessa forma conseguimos ter uma transferência do método fartlek para a realidade de uma prova – preparar o atleta para as mudanças de ritmo que por vezes acontecem durante as corridas, seja no momento de fuga ou em um momento de manter a proximidade do adversário.


A aplicação do treinamento intervalado durante uma prova não é exatamente o que realizamos no treinamento. Treinos intervalados obrigatoriamente são realizados acima do limiar anaeróbio, em velocidades maiores ao ritmo que conseguiríamos manter durante uma corrida contínua de maior distância e duração.

Utilizamos esse método de treino com a finalidade de melhorar a capacidade física velocidade do corredor. A transferência desse método para prova após um determinado período de treinamento passa a ser, então, a realização de uma corrida contínua com melhor performance quando comparado a seu último melhor desempenho, mas nunca a realização de uma corrida alternada com caminhada.


Quando observamos corredores durante uma competição alternando trechos de corrida (normalmente sprints) e trechos de caminhada, geralmente acontecem pelo fato de não estarem treinados, preparados e aptos para cumprir determinada distância ou ritmo e assim tomam essa atitude acreditando que seria a melhor opção, porém não é.

Se o participante não está preparado para correr continuamente uma distância em um determinado ritmo é melhor não se arriscar neste momento e como sugestão deverá priorizar o treinamento com mais dedicação e tempo disponível até a próxima prova.


Acredite: um corredor que utiliza o mecanismo de sprints e recuperação durante uma prova não terá o mesmo desempenho se corresse continuamente em um ritmo coerente a distância da prova.


A literatura nos mostra diversas variações para o treino fartlek, algumas inclusive com controle de carga, como o fartlek dirigido, onde as variações de distância, ritmo, terreno e planos podem ser pré estabelecidas pelo treinador. Essa variação do fartlek é excelente quando realizado, por exemplo, em esteiras utilizando o controle do tempo, velocidade e inclinação. Outras variações do fartlek possibilitam a inclusão de exercícios educativos, durante a sessão de treino.


O método de treino intervalado apresenta também algumas variações, entre as mais conhecidas e aplicadas estão o intervalado extensivo e o intervalado intensivo. A diferença entre eles está na caracterização entre estímulo aeróbio ou anaeróbio que são determinados pela duração, distância e intensidade. Diferente do fartlek original que não tem esse controle ou preocupação.


Para grupos de amigos e assessorias de corredores, uma ótima opção é o fartlek líder, onde é possível a formação de um pelotão do mesmo nível (ou não) e a cada momento um deles será determinado líder e puxará o treino e o percurso. Será uma brincadeira como o próprio nome do método nos apresenta: brincar de correr.

Lembrem-se sempre.

Dependendo de como for aplicado, o fartlek poderá ser um método sem controle total da carga imposta no treino e quando buscamos alterações positivas no organismo para a melhora do desempenho, é fundamental que o treinamento seja planejado, organizado e sistematizado do inicio ao fim, baseado nas capacidades individuais e reais possibilidades de acordo com a meta final definida previamente e, se possível, em longo prazo.


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"Escolhi o Marcelo Camargo para orientar meu treinamento pois sabia que ali estaria em contato direto com quem é capacitado e conhecedor da modalidade, um profissional que estuda a corrida e suas especifidades, além de ser um corredor!

Não tinha dúvidas que estava fazendo a melhor escolha, e hoje eu comprovo com toda a minha evolução em treinos e provas!

Já são quase 3 fazendo parte dessa equipe, que na verdade se tornou uma grande família de corredores e apaixonados por corrida!"


Sabrina Vouguinha - Belo Horizonte

Profª. de Educação Física e Corredora

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